O Google TV vai passar a oferecer em breve novas ferramentas para ajudar os pais a controlarem de maneira mais sutil ao que seus filhos pequenos podem assistir no app. O principal destaque está numa "watchlist" que pode ser criada e controlada diretamente pelo perfil dos pais para aparecer no perfil das crianças.
O recurso funciona de maneira similar ao "Minha Lista", da Netflix, por exemplo. Mas, em vez de escolher conteúdos para você mesmo ver mais tarde, será possível marcar a opção de mandar para a lista das crianças. É possível adicionar e remover conteúdos assim, e quando a criança for usar o Google TV, os títulos aparecem automaticamente na lista.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um
olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Exemplo de lista de conteúdo para crianças controlada pelos pais.Fonte: Google
O Google TV também vai passar a oferecer uma experiência supervisionada no YouTube. Os pais poderão definir configurações do conteúdo que aparece e até bloquear canais específicos para não aparecerem no YouTube quando ele for usado por crianças dentro da plataforma do Google TV.
Sugestões via IA para crianças
Além das novidades de controle parental, a Google não poderia deixar de trazer uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial (IA). A empresa promove que o Google TV vai usar o novo recurso para sugerir conteúdos para crianças, baseados nos apps adicionados pelos pais no dispositivo e nas classificações etárias também definidas pelos responsáveis.
Lista de sugestões gerada automaticamente pela IA.Fonte: Google
Neste caso, a criança tem um pouco mais de controle: o usuário infantil poderá optar por ocultar conteúdos que não goste que forem escolhidos pela inteligência artificial. Como de costume, a ação também ajuda a IA a aprimorar seu sistema de recomendação.